Homilia em português para 25 de setembro, XXVI domingo de tempo ordinário, ano A


Homilia para 25 de setembro, XXVI domingo de tempo ordinário, ano A

Você, quem é? Quando alguém nos faz esta pergunta, além de nosso nome e profissão, muitas vezes falamos de nosso passado: qual é a nossa idade, donde viemos, onde crescemos, e coisas assim. O nosso passado faz parte de quem somos; é parte da nossa identidade.

Mas as leituras de hoje esclarecem que o nosso passado não define totalmente o nosso presente. Mais importante, não define o nosso futuro na terra ou na eternidade. O que importa para Deus não é tanto quem éramos ontem, mas quem somos hoje. Ele tem em conta os nossos atos passados, mas o fator definitivo no juizo final é quem somos na hora da morte.

Como nós não sabemos quando vamos morrer, temos que viver cada dia como o nosso último dia. A primeira leitura e o evangelho hoje falam-nos desta verdade. Se a nossa vida passada foi ruim, cheia de egoismo e de pecado, podemos mudar de rumo e alcançar a salvação, pela imensa misericórdia de Deus. Se temos uma história de generosidade e serviço a Deus e a nossos irmãos, temos que continuar neste caminho cada dia, sem desfalecer. Geralmente, todos nós temos uma história mas bem mista de coisas boas e ruins, dias de generosidade e dias de fraqueza. Mas de novo, o que importa não é tanto o passado, mas viver hoje pensando em Deus, vivendo hoje bem no meio do caminho do amor, para não pôr-nos conscientemente em perigo de sair na vereda do pecado.

São Paulo explica-nos na segunda leitura como é o caminho do amor, e certamente não é fácil. Devemos imitar Cristo, que, sendo Deus, “humilhou-se a si mesmo”, fazendo-se pequeno, fraco, humano, sofrendo para nossa salvação. Perdoou nossos pecados e nos uniu os uns aos outros no seu Corpo, que é a Igreja. O Apóstolo Paulo traduz isso em termos muito práticos. Temos que procurar a unidade no amor, pensando nos outros até mais que em nós mesmos, procurando a salvação de todos. Quer dizer, saber escutar os nossos irmãos e irmãs para conhecer suas alegrias e tristezas, seus dons a suas necessidades. Evitar as brigas e disputas, sabendo ceder às vezes para o bem da paz. Sair ao encontro do vizinho que precisa a nossa ajuda. Não fazer as coisas para que outras pessoas me vejam e pensem que sou muito boa pessoa, senão mais bem fazer o que seja realmente o melhor para a felicidade de todos.

Também temos que examinar nossa vida cada dia para ver se estamos no caminho justo, e pedir perdão pelos pecados que cometemos. Isso requer humildade e honestidade. No evangelho de hoje, vemos que muitos dos sacerdotes e anciãos do judeos no tempo de Jesus não eram capazes disso. O salmo nos dá um bom exemplo da atitude que devemos ter: contrição e confiança na misericórdia divina, pedindo que Deus nos conduza no bom caminho a na justiça.

Como sabem, no Brasil se está celebrando o mês da bíblia, hoje em particular como dia nacional da bíblia. Ler a bíblia ajuda-nos muito para conhecer a verdade de Deus. Eu especialmente convido vocês, nestes últimos dias deste mês, a lerem os capítulos 5, 6 e 7 do evangelho de Mateus. São capítulos muito lindos onde Cristo explica a vida cristã. Que Ele nos ajude a sermos cada dia cristãos autênticos, que vivem na amor e unidade.

Advertisements

About Matthew Green

I am a translator, origami artist/teacher, and photographer, a blogger, former philosophy professor, and I love to sing. You can see my photos on Flickr and buy prints of some of them on Fine Art America. You can find me on Instagram, Twitter (@mehjg), and in various and sundry other social media sites on the web.
This entry was posted in Homilies, português and tagged , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s